fbpx

O Contemporâneo – Centro de Ensino e Pesquisa  surgiu, como ideia de mesa de bar  em conversa com Charles Pierre Flausino Mendes em 2012 – não com este nome pomposo que hoje temos nem com o desenho que posteriormente se revestiu a ideia.

Desta semente guardamos  nossa presença à frente do Contemporâneo,  a inquietação e a necessidade de dialogar sobre assuntos ligados ao saber e à Filosofia , às artes, à política e à cultura de maneira geral,  à troca de  ideias,    apresentação de   palestras  ,    projeção de filmes com comentários e crítica  , enfim, mantivemos de nossa ideia inicial  a dinamização de um espaço de diálogo , crítica  e difusão de conhecimentos através de cursos , palestras e debates, oficinas e outras formas de interação. Nosso objetivo era – e continua sendo –  reunir pessoas em torno de interesses comuns sempre que houver um público disposto a trocar experiências e debater ideias.

Em 2014,  já com endereço fixo – Rua da Moeda, 170 – e   por ideia e apoio de uma amigo e ex-aluno Emerson de Barros, redirecionamos nosso foco para oferta de Cursos de Especialização – sem deixar de lado, naturalmente, atividades mais informais como o Papo de 5a, sempre às 5as feiras, idealizado e apresentado por Charles Pierre,  alguns  cursos de pequena duração e outras atividades culturais.

A 1ª turma   – Especialização  em Ensino da Filosofia – colou grau em 2015 . Depois desta, 4 anos passados,  já formamos mais três  turmas . Recentemente, abrimos um  curso de Especialização em Filosofia Contemporânea  e , em breve teremos     Especialização em Psicanálise e Filosofia e   Especialização em Inovação e Metodologias Ativas na Educação Básica 

Para a oferta destes cursos,  o registro formal como Empresa nos foi exigido e, nesta ocasião,  ganhamos o nome que hoje temos , Contemporâneo- Centro de Ensino e Pesquisa  ( Roberto Markenson, titular ) . Apesar deste enquadramento,  não perdemos  o sentido que nos inspirou desde o início – o de oferecer um ambiente cordial e afetivo onde  o ensino, a pesquisa e o   debate livre das ideias estivessem sempre a serviço de uma  boa convivência a iluminar  um mundo melhor.